Uma organização feita por mulheres e para mulheres.
Desde 2016, trabalhamos pelo acolhimento de sobreviventes de violência em todo o Brasil. Nos bastidores da nossa operação está uma equipe de mulheres de diferentes especialidades, espalhadas por diversas partes do país.
Nossa história
O ano era 2016, e um estupro coletivo ganhou o noticiário de todo o país. A indignação com esse episódio nos mobilizou a criar o Mapa do Acolhimento — na época, uma campanha temporária para conectar mulheres vítimas de violência sexual a psicólogas voluntárias.
Graças à força da ação coletiva, o que nasceu como uma iniciativa pontual cresceu tanto que se transformou em um esforço contínuo e ampliado, abrangendo todos os tipos de violência de gênero, expandindo o chamado também para advogadas voluntárias e alcançando mulheres de Norte a Sul do Brasil.
Hoje, o Mapa do Acolhimento é uma organização independente, com diferentes estratégias que visam garantir às mulheres um atendimento humanizado e efetivo.Temos trabalhado para que o acolhimento após uma situação de violência esteja ao alcance de todas, seja pela nossa rede de voluntárias ou pelos serviços públicos.
Assim, esperamos que toda mulher brasileira possa viver sem violência, com dignidade e autonomia para decidir seu próprio caminho e recomeçar sua história.
Enrica é Diretora Executiva no Mapa do Acolhimento. Sua trajetória inclui dez anos na liderança no NOSSAS, onde o Mapa teve origem. Formada em Ciências Políticas pela New School e mestranda em Resolução de Conflitos pela Universidade para a Paz da ONU. Ela integra o grupo de especialistas em Segurança da Mulher da Meta, foi selecionada para o programa Marianne, do governo francês, destinado a defensores de direitos humanos e nomeada Obama Scholar pela Universidade Columbia e pela Fundação Obama.
Ana Beatriz Pereira El Kadri é Diretora de Programas no Mapa do Acolhimento, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós graduada em Práticas para uma Advocacia Feminista pela Escola Superior de Direito (ESD) e especializada em atendimento à mulheres em situação de violência pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Ana atua na organização desde 2018, combinando a sua vasta experiência com violência de gênero e visão estratégica para captação de recursos.
Gabriela é Gestora da Provisão de Serviço no Mapa do Acolhimento. Formada em Psicologia pela PUC-SP, atua no enfrentamento à violência de gênero e raça desde 2016. Acredita na construção coletiva e na atuação multidisciplinar para acolher as mulheres de forma mais eficaz. Especialista em Saúde Coletiva, dedica-se aos impactos da violência e às estratégias de cuidado. Defende que, para garantir atendimento de qualidade, é essencial cuidar de quem cuida.
Márcia é Analista Jurídica no Mapa do Acolhimento. Especialista em direito processual penal e mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua na Provisão de Serviços desde 2022. Sua especialidade está em integrar conhecimentos jurídicos e expertise de atendimento à mulheres sobreviventes a violência de gênero para criar intervenções técnicas e acolhedoras que gerem impacto. Ela é apaixonada por processos de aprendizagem, intervenções baseadas em evidências e desafios sociais.
Thalita é Assistente Social e Analista da Provisão de Serviços no Mapa do Acolhimento, com experiência em atendimento à mulheres em situação de violência. Antes de se juntar à organização, atuou com atendimento à pessoas em cumprimento de Penas e Medidas Alternativas e na área de Assessoria e Consultoria em Assistência Social. Especialista em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores, ela é dedicada a mover-se em prol da erradicação do feminicídio.
Isabella é Psicóloga e Analista na Provisão de Serviços no Mapa do Acolhimento, com experiência em atendimento à mulheres vítimas de violência, com olhar psicossocial. Antes de se juntar à organização, atuou no acolhimento à pessoas em situação de vulnerabilidade e em Recursos Humanos. Pós-graduanda em Saúde Mental e Coletiva, ela se dedica a praticar uma Psicologia crítica, na perspectiva de clínica ampliada, realizando intervenções que considerem o ser biopsicossocial.
Jussara Barbosa é Analista Jr. Generalista em Provisão de Serviço no Mapa do Acolhimento. Técnica em Roteiro de Cinema e Comunicação Visual, atua na área de Artes Visuais desde 2012, incluindo design, fotografia e direção audiovisual. Apaixonada por projetos que integram cultura, educação popular e defesa dos direitos humanos, ela acredita que a arte é uma ferramenta de transformação social e guia sua atuação com o compromisso de amplificar vozes dissidentes por meio de narrativas visuais.
Grazi Carvalho é gestora de mobilização no Mapa do Acolhimento, com sete anos de experiência no terceiro setor com foco em equidade de gênero e juventudes. Antes de se juntar à organização, atuou como Coordenadora de Programas da Girl Up Brasil e atualmente é conselheira da organização, onde foi responsável por preparar meninas para ocupar espaços de poder e defender seus direitos. Sua maior paixão é fortalecer redes de mulheres que estão transformando suas comunidades.
Marta Melo é Analista Júnior de Mobilização no Mapa do Acolhimento. Formada em Técnico em Mineração pelo Instituto Federal da Bahia. Ela atua na área de mobilização desde o ensino médio, onde descobriu sua paixão por engajamento comunitário e causas sociais. Marta acredita que a mobilização de pessoas pode transformar realidades e criar um impacto social duradouro, e essa visão orienta seu trabalho no desenvolvimento de iniciativas que promovem a inclusão.
Sany é publicitária de formação e especialista em Produção e Criação de Conteúdos Digitais pela ESPM-Rio. Com ampla experiência na área de comunicação, já atuou principalmente em social media, marketing de conteúdo e produção audiovisual, com passagens por empresas de edução e organizações do terceiro setor. Atualmente, é Coordenadora de Comunicação no Mapa do Acolhimento e acredita que a informação é uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças na vida das mulheres.
Lahara Carneiro é Analista Jr. de Comunicação no Mapa do Acolhimento, com experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação voltadas para a promoção dos direitos humanos. Sua atuação inclui a criação de conteúdo e a gestão de mídias sociais, sempre alinhadas às tendências digitais. Formada em Jornalismo e em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia, acredita que uma abordagem interdisciplinar é capaz de potencializar narrativas e projetos com impacto social transformador.
Tayná Araújo é Coordenadora de Operações no Mapa do Acolhimento. Formada em Produção Cultural pela Faculdade Belas Artes, atua na área de sustentabilidade financeira e desenvolvimento institucional no terceiro setor desde 2020. É especialista em planejamento e gestão financeira, produção executiva, captação de recursos, relacionamento com parceiros e otimização de processos internos. Ela é apaixonada por pessoas, bastidores e detalhes, e ama viabilizar o mundo em que acredita.
Caroline Geraldo é Gestora de tecnologia no Mapa do Acolhimento. Formada em Engenharia de Produção pela UCAM e pós-graduanda em Engenharia de Software, atua com produtos digitais e tecnologia desde 2019. Com passagens por startups, fintechs e organizações de impacto, liderou iniciativas em Open Finance, plataformas digitais e times multidisciplinares. Apaixonada por unir tecnologia, leitura e viagens, seu desafio atual é transformar experiências complexas em soluções acessíveis e acolhedoras para quem mais precisa.
Adriele é programadora no Mapa do Acolhimento. Formada em Ciência da Computação pela UFJF, começou a atuar como programadora em 2014 e, desde então, vem questionando a importância da diversidade nesse meio, assim como as responsabilidades e poderes que profissionais da tecnologia têm na sociedade contemporânea.
Lorrayne Somerlatte é Analista de Dados no Mapa do Acolhimento. Formada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua desde 2019 com engenharia e análise de dados em projetos de grande impacto. Com experiência em iniciativas governamentais, desenvolveu soluções que integram segurança, tecnologia e tomada de decisão estratégica. Apaixonada por tecnologia e dados, dedica-se a transformar informações em insights que apoiem decisões estratégicas.
Janaína Machado é Desenvolvedora Fullstack no Mapa do Acolhimento, com experiência em tecnologia e impacto social. Sua trajetória começou em um bootcamp exclusivo para mulheres e se consolidou em projetos que unem conhecimento técnico e transformação social. Acredita na tecnologia como ferramenta de combate à violência de gênero e idealizou programas como Women in Tech para evidenciar disparidades, sempre comprometida com um futuro em que nenhuma mulher precise escolher entre segurança e liberdade.